Hérnia umbilical é uma falha na parede abdominal que acontece na região do umbigo. Essa falha permite a comunicação do conteúdo da cavidade abdominal (gordura, órgãos) com os tecidos superficiais. Pode ser congênita e existir desde a infância ou então ser adquirida. Ela pode se desenvolver em consequência de uma gravidez, distensão abdominal devido a obesidade, ou então devido a esforços físicos intensos.
Nos casos mais leves a hérnia é identificada pela palpação de uma falha da parede abdominal na região do umbigo e pode ser confirmada por um ultrassom. Pode também se manifestar como um abaulamento do umbigo ou, então, como uma grande distorção dessa região. Em alguns casos, os órgãos internos se projetam através do orifício da hérnia e podem necessitar de cirurgia emergencial para redução.
A Hérnia Umbilical está muitas vezes associada à Diástase Muscular que, inclusive, pode ter influenciado no seu aparecimento. Quando elas existem concomitantemente, é importante a correção das duas no mesmo ato cirúrgico.
Todas as hérnias são consideradas doenças e podem causar graves complicações quando não tratadas; por isso, têm indicação de correção cirúrgica.
A correção da hérnia é chamada Herniorrafia, que pode ser feita isoladamente ou durante uma abdominoplastia.