Diástase Muscular é o afastamento e enfraquecimento das fibras musculares do abdome.
Os músculos da parede abdominal estão dispostos como se fossem camadas laminares, uma de cada lado, que se unem na linha média do corpo. O aumento do conteúdo da cavidade abdominal, que pode acontecer por grande acúmulo de gordura ou por uma gravidez, pode afastar esses músculos, o que distorce a anatomia, compromete a função muscular e deixa a barriga mais fraca e flácida. Além disso, o abdome pode ficar projetado para frente e se tornar muito abaulado.
A Diástase pode acontecer mesmo em mulheres bastante magras devido à gestação. Nelas é fácil perceber a falha na linha média da barriga quando fazem força. Essa falha pode ser um afundamento linear, desde o tórax até a parte mais baixa do abdome, ou um abaulamento localizado nessa região.
Homens também podem ter diástase muscular e ela pode ser causada pela obesidade, excesso de esforço físico ou fraqueza da parede abdominal constitucional (da própria natureza da pessoa).
A hérnia umbilical pode ser encontrada em muitos pacientes com diástase muscular. É importante que o cirurgião faça o diagnóstico correto antes da cirurgia, porque isso tem implicações e requer cuidados específicos no planejamento cirúrgico. Quando essas duas condições estão presentes, o mais indicado é operá-las conjuntamente, no mesmo procedimento.
O tratamento é cirúrgico, através de uma Plicatura Muscular. Nessa cirurgia, o cirurgião vai reconstruir a parede abdominal através de pontos de sutura. O Dr. Trufino costuma fazer essa reconstrução em 2 planos para maior garantia: no primeiro plano, faz diversos pontos separados, distando 5mm um dos outros. Depois ele faz uma sutura contínua para reforço e segurança.
A Plicatura pode ser feita como uma cirurgia isolada, mas, na maioria dos casos, ela é feita em conjunto com a Abdominoplastia para somar os benefícios e entregar os melhores resultados.
Sim, esse é um dos efeitos da Plicatura e ela traz ainda os seguintes benefícios:
- Afina a cintura
- Reduz a circunferência abdominal
- Deixa a barriga mais firme
- Deixa a barriga mais reta
- Facilita e melhora a função muscular
- Reduz o abaulamento do abdome
- Reforça a correção de hérnias (umbilical, epigástrica)