O Ultrassom Microfocado é um tratamento realizado através de uma máquina aprovada pela ANVISA e FDA. Existem diversos nomes comerciais destas máquinas no mercado, mas todas utilizam o mesmo princípio de ação.
O cirurgião plástico encosta a ponteira do aparelho na pele e faz um disparo ultrassônico. Depois vai deslizando, milímetro a milímetro, a manopla pela área que está sendo tratada, até que toda uma região tenha sido percorrida.
Os locais mais utilizados são o rosto e o pescoço.
Atualmente, seu uso foi expandido para o corpo, sendo que essa indicação aumenta a cada dia. No corpo, tem sido muito utilizado nos glúteos, na face medial das coxas, nos braços e na barriga.
A principal indicação é o estímulo para produção de colágeno.
A estimulação do colágeno melhora a qualidade da pele.
Pode ser usado para flacidez leve a moderada em pacientes que não podem, não desejam ou não estão preparados para se submeter a um procedimento cirúrgico.
Para tratar a flacidez, o alvo do tratamento pode ser a derme profunda ou até mesmo as camadas musculares. Na face, é comum focarmos a energia do aparelho em uma camada profunda chamada SMAS, porque quando ela se retrai pode levar a um efeito de lifting suave.
Outra indicação é para redução das células de gordura da área tratada.
Esse efeito é mais documentado na face e no pescoço, mas já existem estudos mostrando resultados também no corpo.
O aparelho emite ondas de ultrassom que atingem as camadas mais profundas da pele e, em alguns casos, atinge também a camada muscular. A energia é focada em micropontos de, aproximadamente, 1mm cúbico, e leva a um aumento da temperatura com coagulação térmica localizada.
A profundidade da aplicação pode ser controlada de 3 formas: pela escolha da ponteira que vai ser encaixada na máquina; pela força de compressão que o cirurgião plástico aplica no local e por parâmetros controlados por uma tela digital touch screen.
Em geral, os alvos são: a derme, a gordura subcutânea e até a camada profunda chamada de SMAS (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial).
Além da coagulação tecidual, a aplicação do calor promove a desnaturação das fibras colágenas nos tecidos profundos e isso leva à contração dessas estruturas (com efeito de lifting suave) e estimulação da formação de colágeno novo no local.
Como se trata de uma máquina de alta tecnologia baseada em energia ultrassônica, o tratamento é capaz de agir na profundidade sem atingir a superfície da pele. Portanto, a pele fica íntegra, sem nenhuma lesão. Em alguns casos, a pele fica um pouco avermelhada, mas por pouco tempo.
O mecanismo de ação é biológico, depende da resposta de cada organismo. O efeito começa a aparecer em 1 mês e o resultado vai ficando gradualmente melhor por até 6 meses.
Os resultados dependem de uma resposta das células e do metabolismo de cada paciente, por isso, variam bastante de intensidade de uma pessoa para outra. Variando de respostas excelentes, moderadas e até muito sutis, de acordo com características individuais.
É garantido ao paciente que o aparelho utilizado possui registro junto à ANVISA e encontra-se calibrado e em bom estado de utilização. É garantido, ainda, que o cirurgião plástico tem o treinamento adequado e vai seguir os protocolos de tratamento testados e aprovados cientificamente.
Sim, as associações de tratamentos potencializam os efeitos e levam a melhores resultados.
A principal associação é com os bioestimuladores de colágeno injetáveis. Novos estudos mostraram que realizar os dois tratamentos no mesmo dia gera resultados 30% superiores do que se forem aplicados em dias separados.
Outras associações recomendadas são: Toxina Botulínica, Preenchimento de Ácido Hialurônico, Peeling Químico, Laser de CO2, além de cirurgias.
Por depender de uma resposta biológica os resultados são muito variáveis.
Além disso, o Ultrassom Microfocado não elimina a necessidade de procedimentos cirúrgicos. Ele também não trata a superfície da pele. Em casos de flacidez moderada ou grave os resultados podem ser muito sutis. Todas as pessoas têm um lado do rosto diferente do outro. Isso é normal. Esse tratamento não corrige assimetrias. Até 10% dos pacientes não respondem ao tratamento.
Não existe um limite definido. Cada paciente será avaliado individualmente para planejamento. Em geral, é indicada uma sessão anual. Porém, em casos mais avançados, pode ser necessário realizar uma nova sessão dentro de seis meses.
O valor do procedimento é calculado em razão do preço de utilização do aparelho e do número de disparos realizados. O orçamento é calculado após a consulta e avaliação médica.
Pode ocorrer uma sensação transitória de fadiga muscular ou de peso no local tratado. Utilize protetor solar diariamente, use um hidrante no local, evite exposição direta ao sol por 48 horas, evite exercícios físicos vigorosos por 24 horas e evite ficar em locais muito quentes por 24 horas.
Para ajudar na formação de colágeno, você deve ingerir uma quantidade adequada de proteínas, vitamina C e água conforme orientado pelo seu cirurgião plástico.