Existem diversos tipos de tumores cutâneos e eles podem ser benignos ou malignos (câncer de pele).
O cirurgião plástico é o profissional capacitado a realizar a remoção de qualquer tipo de tumor que se forme na pele e em qualquer parte do corpo.
O objetivo principal é sempre o tratamento completo da lesão, mas um cirurgião plástico sempre tenta fazer isso de uma forma que o resultado cosmético seja bom.
É importante que qualquer alteração que surja na pele seja avaliada precocemente, porque quanto antes o tratamento for realizado, melhor será a probabilidade de cura e melhor será o resultado estético.
Dentre os tumores malignos, o mais comum é o carcinoma basocelular (CBC). Além dele, é bastante encontrado o carcinoma espinocelular (CEC). Eles têm um comprometimento mais local e respondem bem ao tratamento cirúrgico precoce. O melanoma é o câncer de pele mais temido e deve ser tratado o mais precocemente possível, porque ele tem um grande risco de metástase (disseminação a distância).
Nos casos de câncer de pele, o cirurgião plástico atua em conjunto com um dermatologista e um oncologista para garantir o melhor tratamento possível para os pacientes.