A cirurgia bariátrica é o procedimento indicado para emagrecimento. É realizada por cirurgiões do aparelho digestivo e está indicada para pessoas com obesidade grave.
O cirurgião digestivo indica essa cirurgia para casos com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40 ou IMC maior que 35 quando associado a comorbidades.
Pode ser realizada por vídeo laparoscopia ou aberta, e existem diversas técnicas que são escolhidas individualmente para cada paciente.
Quem é submetido à uma cirurgia bariátrica perde muito peso e, geralmente, fica com muita flacidez de pele. Alguns acúmulos de gordura também podem permanecer e isso causa grande distorção da imagem corporal. A maioria deles vai necessitar de uma ou várias cirurgias plásticas.
As cirurgias plásticas estarão indicadas somente depois que a(o) paciente já perdeu todo o peso programado pelo cirurgião digestivo e já está na fase de equilíbrio. Não é bom que esteja havendo flutuações de peso. Em geral, as plásticas começam a ser feitas, pelo menos, 2 anos após a cirurgia bariátrica.
É muito importante que a(o) paciente esteja bem adaptada(o) e comprometida(o) ao novo estilo de vida, mantendo uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos. Nenhuma cirurgia consegue deixar ninguém magro para sempre.
As cirurgias plásticas são planejadas individualmente porque cada pessoa tem sua evolução. Elas geralmente envolvem grandes ressecções de pele e podem retirar excessos de gordura residuais.
As cirurgias mais realizadas pelo Dr. Trufino em pacientes com grande perda de peso são a Abdominoplastia (para flacidez da barriga) e o Face Lift (para flacidez do rosto), mas qualquer parte do corpo pode precisar de alguma cirurgia plástica.