Lobuloplastia é a cirurgia plástica do lóbulo da orelha. Pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com uma Otoplastia ou um Face lift.
Conheça abaixo os tipos de Lobuloplastias:
Indicação mais comum, ocorre por um trauma que puxa o brinco e rasga a orelha abruptamente ou, então, devido ao peso dos brincos com o passar dos anos. Pode ser apenas um aumento do tamanho do orifício do brinco ou uma ruptura completa do lóbulo.
Quando ocorre por trauma abrupto, o cirurgião pode apenas suturar a lesão. Nos casos de aumento gradual do tamanho do orifício, é necessário reavivar as bordas para que depois seja feita a sutura.
Os alargadores de lóbulo de orelha se tornaram moda entre os jovens nos últimos anos e seu uso acompanha uma série de problemas. Esses adereços podem causar diversos tipos de deformidades. O cirurgião plástico avalia cada uma delas individualmente para decidir qual a melhor opção de reconstrução.
Com o passar dos anos, os lóbulos podem se tornar flácidos, murchos, alongados, entre outras características que podem incomodar as pessoas.
Alguns casos podem ser corrigidos pela injeção de preenchimento de ácido hialurônico ou de bioestimuladores de colágeno. Outra opção é a injeção de gordura.
Quando existe muita flacidez, o cirurgião faz a retirada de uma pequena porção do lóbulo e o reconstrói, deixando uma aparência mais agradável.
Lóbulos muito grandes e evidentes podem ser reduzidos através de uma ressecção direta do volume excedente.
Os quelóides podem se desenvolver em resposta a qualquer tipo de agressão à pele, inclusive um simples furo de brinco.
O tratamento mais comum é a injeção de corticóide, pomadas e compressão local.
Casos mais resistentes podem ser submetidos à ressecção seguida de betaterapia.