Blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras. Uma das mais realizadas em todo o mundo. Costuma ser a primeira cirurgia estética da face que as pessoas realizam.
A Blefaroplastia é uma cirurgia de pequeno porte, minimamente invasiva, e de rápida recuperação. O número de homens que realiza a cirurgia é quase igual ao das mulheres, sendo que, em muitas estatísticas, é a cirurgia mais realizada pelo público masculino.
A Blefaroplastia é também considerada uma cirurgia reparadora, porque o excesso de pele nas pálpebras superiores pode comprometer a visão. Por isso, está indicada formalmente e deve ser feita precocemente em todos os pacientes cuja pele da pálpebra superior já esteja tocando os cílios.
O primeiro ponto de contato visual entre as pessoas é a região dos olhos, e é por isso que ela tem tanta importância.
Os olhos participam da comunicação não-verbal e entregam muito da personalidade da pessoa. O nosso cérebro processa muito rapidamente as mensagens que o olhar transmite.
Baseamos nossas impressões sobre alguém com base nessas informações. É principalmente pelo olhar que instintivamente julgamos uma pessoa como confiável, segura, sedutora, bonita, interessante, esperta, agradável, entre outras características.
Isso é um processo inconsciente e extremamente rápido da nossa mente. É o que muitos chamam de intuição ou de instinto.
Os olhos transmitem muitas mensagens importantes. Através deles podemos saber facilmente se uma pessoa está feliz, assustada, nervosa, apaixonada, encantada, relaxada, entusiasmada e muitas outras emoções.
O natural é que a mensagem transmitida pelo olhar esteja em sintonia com o que a pessoa está realmente sentido. O problema surge quando uma pessoa que está feliz passa uma imagem de tristeza. Ou uma pessoa bem-disposta que passa uma imagem de cansada. Isso ocorre quando a região ao redor dos olhos sofreu o efeito do tempo, do sol, do tabagismo, entre outros.
O prejuízo fica maior ainda quando, além das outras pessoas terem uma percepção errônea, o próprio individuo, ao se ver no espelho, em fotos ou em um vídeo com essa aparência negativa, o faz mudar seu estado de espírito e passar a sentir aquilo que a imagem negativa mostra. É comum pacientes contarem que, às vezes estão se sentindo muito bem, mas depois de colegas comentarem sobre sua aparência de desânimo ou de se verem dessa forma no espelho, passam a ficar desanimadas.
O excesso de pele, as bolsas e a má qualidade da pele das pálpebras facilmente criam aparência de: cansaço, desânimo, indisposição, tristeza, braveza, nervosismo, apatia e envelhecimento. Além disso, existem pacientes que sofrem preconceito porque essas alterações podem fazer parecer que são alcóolatras ou que estão de ressaca.
- Por terem a pele mais fina e delicada do corpo
- Por seus movimentos constantes: piscar, expressões faciais e movimentos do globo ocular
- Por seu excesso de exposição ao sol
- Pelo excesso de uso de maquiagem
- O cigarro, a falta de sono e o estresse também afetam as pálpebras negativamente
- Excesso de pele nas pálpebras superiores e inferiores
- Excesso de bolsas nas pálpebras superiores e inferiores
- Olho “caído” (borda da pálpebra inferior deslocada para baixo)
- Sulcos profundos nas pálpebras inferiores
Essa é uma modalidade de Blefaroplastia utilizada em pacientes de origem asiática, principalmente japoneses, chineses, tailandeses e coreanos.
Esses pacientes apresentam excesso de pele e de volume nas pálpebras superiores e ausência do sulco palpebral superior, traço característico dos orientais. Muitas mulheres se queixam de não conseguir se maquiar direito (aplicar sombra, por exemplo) por causa disso.
Na cirurgia, removemos o excesso de pele e volume e criamos um sulco palpebral bem localizado; em geral, à meia distância entre a margem da pálpebra e a sobrancelha.
Não existe limite mínimo ou máximo para essa cirurgia. Ela está indicada quando as alterações das pálpebras começam a incomodar a pessoa.
A maioria busca essa cirurgia a partir dos 40 anos de idade.
A cirurgia deve ser realizada por um cirurgião plástico, com uma equipe completa (assistente, instrumentadora e anestesista) e em um ambiente adequado. O Dr. Juliano Trufino prefere realizá-la em hospitais para garantir o máximo de conforto e segurança. Em alguns casos, é possível utilizar uma clínica com toda a infraestrutura de segurança.
A Blefaroplastia é uma cirurgia de pequeno porte, minimamente invasiva, que dura em média 1 hora.
Pode ser feita com anestesia local, anestesia local e sedação ou anestesia geral, de acordo com cada caso e com o desejo da(o) paciente.
Na maioria das vezes, a(o) paciente pode voltar para casa no mesmo dia do procedimento. As cicatrizes ficam bem escondidas no sulco da pálpebra superior e logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior.
Quando o único problema são as bolsas das pálpebras inferiores, o cirurgião pode removê-las através da conjuntiva, a parte de dentro da pálpebra e, desta forma, não haverá cicatrizes e nem pontos na parte de fora da pálpebra.
Uma cirurgia que exige muita habilidade e que tem uma recuperação extremamente rápida.
A recuperação da Blefaroplastia é bastante rápida. Os pacientes raramente se queixam de dor. O que pode ocorrer é um inchaço e manchas roxas ao redor dos olhos.
As compressas com gaze embebida em soro fisiológico gelado são muito importantes nos primeiros 15 dias.
Deve-se evitar o sol enquanto houver manchas roxas e até as cicatrizes ficarem bem claras. Calor também é prejudicial e deve ser evitado.
Exercícios físicos, esforços e atividades domésticas, como cozinhar, varrer, entre outras, serão liberadas só após 30 dias, de acordo com a evolução de cada caso.
O paciente fica com a aparência bastante comprometida por 15 dias, depois tudo começa a se normalizar. De qualquer forma, não é bom ter nenhum compromisso social por - pelo menos - 1 mês para garantir que o rosto já esteja mais recuperado.
Atenção mamães que gostam de fazer cirurgias para estarem belas na formatura ou casamento dos filhos! O ideal é fazer qualquer cirurgia no rosto com - pelo menos - 3 meses de antecedência do evento para aproveitar o melhor resultado.
O resultado começa a ficar mais bonito após 3 meses de cirurgia e o resultado final é visto a partir de 1 ano.
A principal associação é com a Elevação das Sobrancelhas. Elas são muitas vezes complementares e dependentes uma da outra.
Outra associação frequente é com o Face Lift, a cirurgia plástica da face. O que leva à uma melhora global de todo o rosto.
A Blefaroplastia pode, ainda, ser combinada aos Procedimentos Estéticos, o que é muito frequente na prática do Dr. Trufino e traz resultados incríveis.
Essa cirurgia também faz parte dos Tratamentos Programados para a Face. Descubra esse novo conceito aqui no site.